quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Jogo de Wii que ninguém nunca ouviu falar leva nota máxima na Famitsu

Aquela consagrada revista de games japonesa, a "Famitsu", famosa por sua exigência em relação aos games e temida por suas análises, deu nota máxima a um jogo recém-lançado pela Sega para Wii, intitulado "428 ~Fuusa Sareta Shibuya de~", produzido pela Chunsoft (???). Não me arrisco a pronunciar isso aí não...

Peguei este nome no site que divulgou a notícia (www.outerspace.com.br), e o propósito do game me chamou a atenção. Na verdade, despertou a curiosidade : o jogo é um "adventure" desenvolvido integralmente em trechos filmados, ou seja, tudo que você vê são pessoas de verdade, rostos humanos, animais reais, como se o game fosse um filme interativo. Nada é virtual ou poligonal.

O estilinho do jogo é bem nipônico mesmo, coisa difícil de se vender aqui pelo ocidente. Porém, com essa repercussão positivíssima da Famitsu, é possível que a Sega mude de idéia e pense em lançar o game por essas terras, já que ele ainda está restrito somente ao Japão.

Sei que a Famitsu é um dos veículos de games mais respeitados do mundo, e deu nota máxima a pouquíssimos jogos. De cabeça, me lembro que "Zelda : Ocarina of Time", "Final Fantasy XII" e "Nintendogs" foram alguns dos privilegiados, mas tem mais. A avaliação é feita por quatro analistas que dão uma nota de zero a dez, totalizando 40 pontos no veredicto final. "428 ~Fuusa Sareta Shibuya de~" levou os 40.

Pelo que li, o game coloca o jogador na pele de um detetive, uma escritora freelancer, um gato-mascote e mais alguns outros personagens no distrito de Shibuya, em Tóquio. Parece que o enredo foi o estopim para a nota máxima, já que o game deve envolver o jogador tal qual um filme o faz.

É, tô curioso pra ver. Com essa nota, provavelmente a Sega vai lançar por aqui. Ela não seria cega de não fazer isso...


Abrátzo

3 comentários:

Anônimo disse...

bacana, games desconhecido as vezes podem ser bacanas, certas revistas até pode falar mal de um game, mas são opiniões, não podemos mantela com a verdade.

Mas axei bacana..

Brands.. fiz uma imagem pra colocar no seu blog.. depois te mando pro msn.. fuix

Anônimo disse...

Nossa véi li dessa bomba aí no outer...as imagnes são meio tosconas mas é diferent msmo...dps t passo outra fonte Brunão..té

Pedro Pellicano disse...

É, a idéia do game é legal mesmo. Aliás, esse gênero de áudio-filme-novela-interativos faz sucesso no Japão.

Estava lendo entrevista com a XSEED (traz muitos jogos do Oriente para os EUA) e eles ainda não consideram 428 como um potencial candidato a isso.

A qualidade é reconhecida, mas ia ser duro empurrar um título desses no mercado ocidental. O que é bom e conhecido no Wii já não vende tão bem (Okami, Zeck & Wiki, Boom Blox, Metroi 3), imaginem esse game, né?

Tomara que eu esteja errado, pois adoro conhecer coisas diferentes (mas que estejam em inglês pelo menos, hehe).