segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Foi um ano com muitas novidades que alavancaram o mercado de games, e outros feitos não tão relevantes ou que desapontaram um pouco pela falta de grandiosidade, que foi o caso da feira E3, considerada outrora como a maior do mundo, mas que, de uns anos pra cá, adotou um padrão mais contido e restrito. No entanto, segundo os organizadores da feira e das softhouses, ela deve voltar ao formato "mega-ultra grandiosa e maior feira de games do mundo" no ano que vem.

Games bons não faltaram. Deu pra encher a bandeja do Xbox 360, do PS3 e do Wii à vontade. Os candidatos a jogo do ano estão aí, e os mais fortes são Metal Gear Solid 4, Gears of War 2, Call of Duty 5 (World at War), Fable 2, Fallout 3, GTA IV e LittleBigPlanet, este último uma ótima surpresa da Sony, exclusivo para o PS3, que mostra que boas idéias não precisam ser desperdiçadas em decorrência do tiroteio sanguinolento que domina todos os outros gêneros. O principal : o game mostra que sempre há criatividade para coisas novas que ainda não vimos, sempre existem saídas que tornam um game único e cheio de idéias interessantes sem utilizar tripas e cabeças degoladas para agradar. O jogo é um criador de plataformas que tem uma sólida jogabilidade, com personagens carismáticos e várias tiradas engraçadas. É jogar pra ver.

Alguns acessórios marcaram época também. É o caso do Wii Fit, que atraiu gerações de todos os tipos, gente de todas as idades e públicos de todos os gostos. A procura pelo dito cujo fez as vendas do Wii aumentarem significativamente, em escala mundial. Sem falar que a popularidade do console da Nintendo triplica a cada dia, tanto pelos acessórios interativos quanto pela variedade casual de games. Fazer ginástica no meio da sala, jogando videogame, é algo que poucos conseguiram inventar com tanta astúcia.

E olha, vocês me conhecem, sabem que gosto de todos os consoles, não puxo o saco de um e nem de outro. Apenas estou relatando o que vejo se refletir diariamente nas vendas. Crianças, velhinhos, pessoas que nunca ligaram pra games...se apaixonaram pelo Wii Fit e pelas funcionalidades do Wii. Fazer ioga, esquiar, correr, jogar boliche, praticar boxe, baseball...com tanta fidelidade ao universo real, o nosso, foi um feito sem precedentes da Nintendo. E isso se reflete nas vendas : o Wii praticamente atropela a concorrência há mais de ano já.

Ano bom para o Xbox 360 também, principalmente por causa do New Xbox Experience, ou, em outras palavras, graças à nova interface de navegação do console, que agora ficou totalmente tridimensional e nos agraciou com os famosos avatares, aqueles bonecos que você cria com a sua fisionomia. Além disso, ficou possível gravar os jogos no HD (finalmente!) a fim de preservar a vida útil do canhão de leitura dos jogos, que fazia aquele "vvvuuuuuu" bem chato quando estávamos jogando. E isso evita também o superaquecimento, já que a mídia fica paradinha ali na bandeja. O console fica quietinho, silencioso, é bem melhor. Nem preciso dizer que Gears of War 2 é praticamente motivo de compra do Xbox 360 e alavancou um bocado as vendas do console. Ah, tem mais uma coisa importante : agora dá pra abrir uma sala de chat com até 8 pessoas. Antes, só duas pessoas conseguiam conversar ao mesmo tempo. Agora são oito simultaneamente !

O PS3 continua lutando para ganhar mais credibilidade no mercado e atacou com exclusividades como LittleBigPlanet, que foi muito bem recebido e é fortíssimo candidato a jogo do ano, e Resistance 2, que já levou um 9,5 no IGN e consagrou o shooter como um dos melhores desta geração. Você só o encontra no PS3. Aderindo às tendências do mercado, o PS3 inaugurou recentemente o "Playstation Home", uma espécie de comunidade virtual à base de avatares, onde é possível personalizar seu boneco, levá-lo ao cinema para assistir trailers de jogos (de verdade!), além de poder jogar minigames de boliche, sinuca etc. Tudo num salão de jogos, como se fosse uma "cidadezinha" virtual mesmo. Ah, detalhe : a novidade é totalmente gratuita. A Sony só cobrará por possíveis acessórios e roupas que devem surgir subseqüentemente, mas, por enquanto, é tudo de graça.

Os portáteis continuam bem, obrigado. O Nintendo DS ganhou uma atualização recentemente no Japão, com previsão para 2009 no Ocidente, que é o Nintendo DSi, um novo formato do portátil que agora tem como adicional duas minicâmeras e entrada para cartão de memória SD, permitindo o download de softwares para o portátil. Ainda é novidade, mas sabe-se que será possível navegar em uma lojinha virtual da própria Nintendo para adquirir jogos, trailers, imagens, entre outros, tal qual uma Apple Store do iPhone.

O PSP também ganhou um update com o novo modelo denominado PSP-3000, que agora traz uma tela com melhor qualidade de imagem e tecnologia anti-reflexo para melhorar a visualização em ambientes mais claros. Além disso, o tempo de resposta está menor, com 2 ms. Ótimo. A única crítica fica por conta da duração da bateria, que diminuiu um pouco por causa da melhoria na capacidade de mostrar mais cores. Ah, e tem microfone embutido. Pequenas coisas que podem fazer grandes diferenças, aquela velha história.

Bem, o PC acho que dispensa comentários, já que continua muitíssimo bem, principalmente no Brasil, em que os games lançados têm outra taxação de impostos, a mesma que os games para consoles deveriam ter. Tudo para PC é mais barato por aqui. Tem lançamento que chega a custar 59,90, que foi o caso de Crysis Warhead, um dos games que sempre estão no Top 10 dos mais vendidos. O anúncio de Diablo 3 deixou os fãs com brilho de ansiedade nos olhos. Teve a conferência da Nvidia no começo do segundo semestre na Califórnia, a NVISION 08, inédita, que fez apresentações explorando o potencial de GPUs, placas de vídeo etc. E a tendência é só melhorar.

Os jogos third-parties não podem deixar de ser citados, que é o caso do novo Prince of Persia, Far Cry 2, Midnight Club : Los Angeles, Mirror's Edge e o novo game da Lara Croft, Tomb Raider : Underworld, entre outros. Tivemos o retorno da dupla Banjo e Kazooie num game da Rare não tão marcante quanto o primeiro, mas bastante competente para o Xbox 360. A EA se destacou no gênero do terror com o ótimo Dead Space, que veio para ficar e já tem seqüência confirmada. Bem, acho que nem preciso falar de GTA IV, que, na minha opinião, deve ser o jogo do ano. É o mais imersivo, grandioso, longevo. E olha que sou fissurado por Metal Gear, outro que deve ficar entre os primeiros, mas GTA IV atende mais aos quesitos da taça. Vamos ver, porque tem LittleBigPlanet, que faz o típico "jogo-família". Pode ser que não seja nenhum destes também. É aguardar para saber o veredicto.

Ah, antes de terminar, não posso me esquecer do anúncio do Zeebo da Tectoy, console 100% nacional (fabricado na Zona Franca de Manaus) que deve ser lançado no meio do ano que vem e pretende competir com o PS2. Ele será um videogame DO BRASIL comercializado no mundo inteiro. Para quem não sabe, a premissa do console é não usar mídias físicas para jogar, e sim baixar jogos numa rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. Tudo será armazenado no HD do console. Vamos aguardar !

No mais, fazendo um balanço geral, foi um ano com riquíssimas novidades e novas franquias muito bem-vindas, tal qual em 2007. Parece que um ano é melhor que o outro. Tem game para todos os gostos : é só juntar uma grana, entrar e escolher o que mais te agrada.

Como eu sempre digo : é divertido demais para economizar.

Abrátzo

5 comentários:

Anônimo disse...

Caralheo Brunão curti essa retros....eu tinha lido desse novo PSP na EGM acho, nem sabia do 2 ms....e véi curti o lance dos games multi, fora o Need novo Undercover que tá bem frakin..as raízes tão perdidas já...valew
Abraço

Anônimo disse...

Daqui a poco vc vai ter um blog dentro do video game, a evolução dos games estão subindo, segundo IBGE, as vendas de game para o fim do ano aumentaram 10%. O Brasil caminha rumo ah uma nova tecnologia da tec toy. Uma boa retrospectiva brands...

abraço..

Anônimo disse...

Fala Brunaooo!!
Nossa ,show de bola essa retrospectiva,completissima!
Dei uma olhadinha agora pouco quais foram os candidatos a GOTY 08 e pra minha surpresa ,GTA levantou o caneco,junto com METAL GEAR,GOW2 entre outros.
Por sua vez ja estes ultimos titulos citados acima nao sao motivos de grandes surpresas,pois ja conhecemos suas qualidades.
Pow enquanto isso o wii confisca todos os premios possiveis com a ajuda de seus bamboles,tacos de golf,luvas de box e por ai vai,deixando de lado a tipologia sanguinaria adepta em grande parte dos jogos que conhecemos!
Que loucura isso ne Brunao hahuaauhuah!!
Cara ta otima a retrospectiva,ta "fino" mesmo uahuauhauha!!!
Brunao grande abraço ae cara ,parabens mesmo!!
Falowww.......fuizzzz.

Anônimo disse...

^
^
^
Rodrigo Malbec

Unknown disse...

É punha, o filho pródigo retornou, venho aqui postar em seu blog, ou melhor, comentar. Adorei a retrospectiva... mas na minha opinião GTA é uma merda de joguinho filho da puta do caralho, Há To ZuaaaaAAAAaaaaando !!!!!!!!
mas sério, espero que Gears II ganhe, mas acho que vai ficar com gta 4 mesmo.