terça-feira, 14 de outubro de 2008

Momento didático - "eu tô aqui fazem duas horas e nada !"

"(...) ah, e todos os outros antivírus rastreiam rapidinho....eu tô aqui fazem duas horas e nada !". Foi o trecho que me despertou daquele momento de estado em transição entre o pegar no sono e o estar acordado, num treinamento de antivírus que tive no meu trampo.

Não que eu fique prestando atenção na maneira que os outros falam, longe disso, mas é como o senso do homem-aranha : parece que um "bzzz", como se fosse um choque, se manifesta na mentezinha de neura que tenho para a gramática e para os diálogos corriqueiros.

A questão do "faz" e "fazem" é bastante intrigante. É praticamente instintivo colocar o verbo "fazer" no plural, já que a palavra seguinte é o numeral "duas". Nada mais natural. "Tô aqui fazem duas horas e nada".

Só que se o "fazem" for substituído pelo verbo "haver", mantendo a semântica, a coisa muda de figura. Vamos reformular : "Tô aqui há duas horas e nada". Olhaaa ! E dá-lhe pegadinha das boas. Ninguém diria "tô aqui hão duas horas e nada". Não existe tal termo.

Logo, o verbo "fazer", quando se refere a tempo decorrido (no passado), é impessoal, assim como o "há" de "haver". Deve ser usado sempre no singular !

Exatamente, a opção é "tô aqui FAZ duas horas e nada". É estranho, mas a gramática prega essas na gente mesmo.

Dica da vez ? Na dúvida, troque pelo verbo "haver" e use "há". Aí não tem chance de erro. "Tô aqui há duas horas e nada" é a mesma coisa que "tô aqui faz duas horas e nada".

Eu disse que era intrigante. Eita...


Abrátzo

3 comentários:

Paula Meireles disse...

BB!!!!!!!!

Hhuahua....sohh vc mesmo pra ser tao cri cri neh...huahuahua

to brincaaando...!!!

mas oohhh...boooa sorte com obloog! vou voltar mai vezes e dps comento melhor pq to indo dormirrrrrr

beiiiiiiijoo

Aelita disse...

Caraaaacaaaaa
Quanta coisa você já escreveu! Pelo visto curtiu mesmo essa idéia de blog. É maravilhoso, né? Pena que eu ando sem tempo para atualizar o meu (muito trampo), mas vou escrever assim que eu estiver tranqüila! AMEI a idéia do português correto. Aliás, não precisa me conhecer muito para saber que eu faço QUESTÃO de uma escrita correta (rs).

Up the Bloggers!

Beijossssss

Samuel Cabral disse...

Porra to acompanhando o blog e não tinha lido esse post!
Me ferrei, esses dias lancei no trabalho um "Já fazem 4 dias que a garota foi sequestrada", e me corrigiram bonito! hahah oh shit...

Enfim, continue com o spider sense!